LISTA DE CINÉTICA QUÍMICA

 

01 - (FGV SP/2014)

Para otimizar as condições de um processo industrial que depende de uma reação de soluções aquosas de três diferentes reagentes para a formação de um produto, um engenheiro químico realizou um experimento que consistiu em uma série de reações nas mesmas condições de temperatura e agitação. Os resultados são apresentados na tabela:

Após a realização dos experimentos, o engenheiro pode concluir corretamente que a ordem global da reação estudada é igual a

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5

 

02 - (Unimontes MG/2013)

A velocidade da reação genérica 2A + B → C é dada por V1 = k [A]2.[B]1. Em uma determinada situação, a concentração de foi triplicada, e a de B duplicada. O novo valor de velocidade (V2), em função de V1, será:

a) igual a V1

b) 18 vezes maior

c) 2 vezes maior

d) 18 vezes menor

 

03 - (UFG GO/2013)

O diagnóstico de doenças tropicais pode ser realizado por meio do uso de biossensores. Esses dispositivos monitoram a reação entre antígenos e anticorpos, que normalmente resultam na formação de um complexo colorido. A tabela a seguir apresenta as concentrações do complexo AB formado em função do tempo em uma reação entre um antígeno A e um anticorpo B na proporção estequiométrica de 1:1.

A partir dos dados apresentados,

a) esboce o gráfico que represente a cinética de formação do complexo AB colorido;

b) calcule a velocidade média da reação.

 

04 - (FATEC SP/2014)

Uma indústria necessita conhecer a mecânica das reações para poder otimizar sua produção. O gráfico representa o mecanismo de uma reação hipotética: A2 + B2 → 2 AB

A análise do gráfico permite concluir corretamente que

a) temos uma reação endotérmica, pois apresenta ΔH = –10 kJ.

b) temos uma reação exotérmica, pois apresenta ΔH = +10 kJ.

c) a energia do complexo ativado é 30 kJ.

d) a energia de ativação para a reação direta é 30 kJ.

e) a energia de ativação para a reação inversa é 40 kJ.

 

05 - (IME RJ/2013)

O gráfico abaixo ilustra as variações de energia devido a uma reação química conduzida nas mesmas condições iniciais de temperatura, pressão, volume de reator e quantidades de reagentes em dois sistemas diferentes. Estes sistemas diferem apenas pela presença de catalisador. Com base no gráfico, é possível afirmar que:

 

a) A curva 1 representa a reação catalisada, que ocorre com absorção de calor.

b) A curva 2 representa a reação catalisada, que ocorre com absorção de calor.

c) A curva 1 representa a reação catalisada com energia de ativação dada por E1 + E3.

d) A curva 2 representa a reação não catalisada, que ocorre com liberação de calor e a sua energia de ativação é dada por E2 + E3.

e) A curva 1 representa a reação catalisada, que ocorre com liberação de calor e a sua energia de ativação é dada por E1.

 

06 - (FGV SP/2013)

O uso de catalisadores para diminuir a emissão de gases poluentes pelos escapamentos dos automóveis tem contribuído para redução da taxa de aumento da poluição urbana.

São representadas duas curvas das energias envolvidas na reação das espécies reagentes A + B → C + D na presença e na ausência do catalisador.

Em relação à sua atuação no processo reacional, é correto afirmar que o catalisador

a) aumenta a energia de ativação da reação direta, diminui a energia de ativação da reação inversa e desloca o equilíbrio reacional no sentido dos produtos.

b) aumenta a energia de ativação da reação direta, aumenta a energia de ativação da reação inversa e não altera o equilíbrio reacional.

c) diminui a energia de ativação da reação direta, aumenta a energia de ativação da reação inversa e desloca o equilíbrio reacional no sentido dos produtos.

d) diminui a energia de ativação da reação direta, diminui a energia de ativação da reação inversa e não altera o equilíbrio reacional.

e) diminui a energia de ativação da reação direta, diminui a energia de ativação da reação inversa e desloca o equilíbrio reacional no sentido dos produtos.

07 - (UEMG/2013)

Analise o seguinte diagrama:

No diagrama, as letras que apresentam a associação CORRETA entre a energia de ativação e a variação da entalpia (ΔH) da reação catalisada são, respectivamente,

a) a ; c

b) a ; d

c) b ; c

d) b ; d

 

08 - (FCM MG/2014)

Considere uma reação química hipotética, que ocorre em fase gasosa, entre os reagentes A e B para formar os produtos C e D. No início foram misturados, em um recipiente de 1,0 litro, 6,0 mols de A com 6,0 mols de B. Após a reação se completar, com B sendo o reagente limitante, foram formados 4,0 mols de C , 2,0 mols de D, sobrando 4,0 mols de A.

A equação balanceada para a reação hipotética descrita seria

a) A + B → C + D.

b) A + 3B → 2C + D.

c) 2A + 3B → 2C + D. 

d) 3A + 3B → 2C + D.

 

09 - (FUVEST SP/2013)

Quando certos metais são colocados em contato com soluções ácidas, pode haver formação de gás hidrogênio. Abaixo, segue uma tabela elaborada por uma estudante de Química, contendo resultados de experimentos que ela realizou em diferentes condições.

Após realizar esses experimentos, a estudante fez três afirmações:

I. A velocidade da reação de Zn com ácido aumenta na presença de Cu.

II. O aumento na concentração inicial do ácido causa o aumento da velocidade de liberação do gás H2.

III. Os resultados dos experimentos 1 e 3 mostram que, quanto maior o quociente superfície de contato/massa total de amostra de Zn, maior a velocidade de reação.

Com os dados contidos na tabela, a estudante somente poderia concluir o que se afirma em

  1. I

  2. II

  3. I e II

  4. I e III

  5. II e III

 

10 - (FAMECA SP/2014)

Você ingere cerca de 100g de lipídios por dia, a maior parte na forma de triacilgliceróis. Eles passam praticamente inalterados pela boca e estômago. Sua presença no estômago, porém, diminui a velocidade com que ele se esvazia, fazendo com que você se sinta saciado. O principal sítio de digestão de lipídios é o intestino delgado, que contém uma lipase pancreática. A reação que representa a ação da lipase é indicada na equação:

(David A. Ucko. Química para ciências da saúde, 1992.

Na equação, a lipase refere-se a ________ que tem a função de ________ a energia de ativação, ________ a velocidade de reação.

As lacunas são, correta e respectivamente, preenchidas por

a) uma enzima – aumentar – diminuindo.

b) um glicídio – diminuir – aumentando.

c) uma enzima – aumentar – aumentando.

d) uma enzima – diminuir – aumentando.

e) um glicídio – aumentar – diminuindo.

Confira o Gabarito e a Resolução Comentada

Comentários