RESOLUÇÃO ENEM 2012

enem

01 – RESP: A

O enunciado refere-se à reação de esterificação.

Ácido carboxílico + álcool → éster + água.

A questão fornece o éster benzoato de etila e pede o ácido carboxílico e o álcool utilizado na reação como reagentes.

Portanto o ácido utilizado foi o ácido benzoico e o etanol.

02 – RESP: A

De acordo com o texto, quando um eletrólito se liga ao benzeno, ocorre à formação de um intermediário, o carbocátion. Irá ocorrer a substituição eletrofilica ou adição.

O carbocátion é um carbono com carga positiva e será formado em um carbono vizinho ou carbono que sofreu o ataque eletrofilico.

Reação de substituição: saída de um átomo de hidrogênio e entrada do grupo substituinte ( as átomos de bromo )nos átomos que tinham a dupla ligação.

Reação de adição: ocorre a quebra da dupla ligação e entrada dos grupos eletrofilos ( átomos de bromo ).

03 – RESP: B

A questão fala sobre a combustão total do butano ( C4H10). Sabemos que a combustão é total, pois forma gás carbônico ( CO2 ) e água ( H2O). Primeiro vamos equacionar a reação de combustão, onde o gás oxigênio é o comburente ( O2 ).

C4H10 + 13/2 CO2 4 CO2 + 5 H2O

58 g -------------------- 4 ( 44 g )

X -------------------- 1000 g ( 1 kg )

X = 329,54 g = 0,329 kg de C4H10

OBS: 1 kg = 1000 g

04 – RESP: E

O magnésio vai facilitar a reciclagem do alumínio, pois oxida mais facilmente. Para substituir o magnésio será necessário utilizar um metal que apresenta um potencial de redução menor que o alumínio e de acordo com a tabela os metais são o lítio e o potássio. Quanto menor o poder de redução, maior o poder de oxidação.

05- RESP: C

As vitaminas são classificadas conforme substâncias que as dissolvem. São lipossolúveis, as solúveis em gorduras. São hidrossolúveis, as solúveis em água. Analisando as vitaminas citadas, notamos que a III possui o maior número de hidroxilas, portanto é a mais solúvel em água é precisa de maior suplementação diária.

06 – RESP : A

A sigla CFC é usada como referência aos clorofluorcarbonetos que são compostos que possuem os átomos de cloro e flúor ligados a cadeias carbônicas, em geral, pequenas, como ao metano e ao etano. Na estratosfera, a luz solar fotoliza esses compostos, que liberam átomos de cloro que reagem com o ozônio, diminuindo a sua concentração na atmosfera e destruindo a camada de ozônio que protege a Terra das radiações ultravioletas do Sol:

I - CH3Cl(g) → CH3(g) + Cl(g) II- Cl(g) + O3(g) → ClO(g) + O2(g)

A finalidade da utilização dos gases isobutano, butano e propano neste aerossol é substituir os átomos de cloro que afetam a camada de ozônio.

07 – RESP: E

Os fosfolipídios, são lípidos que contêm ácido fosfórico como mono ou diéster. São constituídos por uma molécula de glicerol, duas (ou uma) cadeias de ácidos graxos (uma saturada e uma insaturada), um (ou dois) grupo fosfato e uma molécula polar ligada a ele. Neste grupo estão incluídos os ácidos fosfatídicos e os fosfoglicerídios.

Eles são anfipática , o que significa que cada uma das suas moléculas tem uma cabeça hidrofílica ( solúvel em água- polar ) e uma cauda longa , hidrofóbico ( insolúvel em água- apolar ) . Assim, fosfolipídios pode se dissolver na água e óleo. Concluímos que a resposta correta é a E.

08- RESP: B

Reciclagem é o processo que tem o objetivo de transformar materiais usados em novos produtos . Dentre as alternativas , seria a reciclagem das latas de alumínio para a fabricação de lingotes( barra ou lâminas de metais fundido), reduzindo a exploração de recursos naturais.

09 – RESP: B

De acordo com o texto, a dose recomendada é de 40 x 10-3 g/kg.

1g = 1000 mg

Para uma pessoa de 70 kg, a dose será:

40 x 103 g -------------------- 1 kg

X -------------------- 70 kg x = 2,8 g

Para calcular o número de mols, a questão forneceu a massa molar do aspartame

294 g ------------------------ 1 mol

2,8 g ------------------------ x x = 9,5 x 10-3 mol

10 – RESP: C

O odor característicos dos peixes, deve se as aminas que apresentam o caráter básico. Portanto para eliminar o cheiro, temos que utilizar uma solução com o caráter ácido.

A tabela forneceu os valores da concentração de H3O+ ou H+

pH= - log [ H+]

pH > 7 solução básica

PH < 7 solução ácida.

pH = 7 solução neutra

Analisando a tabela encontramos pH menor que 7 no suco de limão ( pH = 2 ), no leite ( pH = 6 ), no vinagre ( pH = 3 ). Encontramos os materiais apropriados na alternativa C.

11- RESP: B

De acordo com o texto, ocorre liberação de HCl(g) cloreto de hidrogênio na incineração. Esse gás quando borbulhado em água, apresenta um caráter ácido. Para neutralizar esse gás, será necessária borbulhar o mesmo em uma solução com caráter básico, nas alternativas dadas, a que apresenta uma substância com o caráter básico é a água de cal, também conhecida como cal hidratada e nome oficial de hidróxido de cálcio. A reação que ocorre é:

2 HCl(g) + Ca(OH)2 (aq) CaCl2(aq) + 2 H2O(L).

Sendo assim, ocorreu a neutralização total do cloreto de hidrogênio.

12- RESP: D

Os detergentes (para-dodecil-benzenossulfonato de sódio) são substâncias surfactantes com propriedades anfifílicas, ou seja, apresentam em sua estrutura molecular uma parte polar( afinidade com a água ) e outra apolar ( parte hidrófoba ), o que dá a estas moléculas a propriedade de acumularem-se em interfaces de dois líquidos miscível ou na superfície de um líquido. E devido à parte apolar, ela dissolve os hidrocarbonetos presentes.

13- RESP: B

Nas estruturas dos dois biopesticidas apresentados, encontramos a função cetona na piretrina e éster na coronopilina.

RR ( função cetona, onde R é uma cadeia carbônica )

função éster

14 – RESP:E

Osmose é a passagem do solvente da solução diluída para uma solução concentrada através de um meio poroso.De acordo com o texto, as células humanas tem a mesma pressão osmótica ( isotônica ) que uma solução de NaCl 0,15 mol.L-1. Quando esta célula é mergulhada em uma solução de concentração maior ( 0,2 mol.L-1 ), irá ocorrer à passagem do solvente da célula para a solução.

Confira os Exercícios

Comentários