QUESTÕES – CONCEITOS BÁSICOS

  • SUBSTÂNCIA PURA, MISTURA E ALOTROPIA

  • GRÁFICOS DE MUDANÇAS DE FASES ( PURA, MISTURA COMUM, EUTÉTICA E AZEOTRÓPICA).

  • SEPARAÇÃO DE MISTURAS

01 - (UERJ/2013)

Observe os diagramas de mudança de fases das substâncias puras A e B, submetidas às mesmas condições experimentais.

Indique a substância que se funde mais rapidamente. Nomeie, também, o processo mais adequado para separar uma mistura homogênea contendo volumes iguais dessas substâncias, inicialmente à temperatura ambiente, justificando sua resposta.

02 - (FATEC SP/2014)

Além do problema da escassez de água potável em alguns pontos do planeta, a sociedade também enfrenta as dificuldades de tratamento da água disponível, cada vez mais poluída. Uma das etapas desse tratamento envolve a adição de compostos químicos que possam facilitar a retirada de partículas suspensas na água.

Os compostos adicionados reagem formando uma substância gelatinosa, hidróxido de alumínio, que aglutina as partículas suspensas. A seguir, temos a reação que representa o descrito:

3 Ca(OH)2 + Al2(SO4)3 → 3 CaSO4 + 2 Al(OH)3

A etapa descrita é denominada

a) filtração. b) cloração. c) floculação.

d) destilação. e) decantação.

03 - (UNESP SP/2013)

A vanilina, 4-hidroxi-3-metoxibenzaldeído, fórmula C8H8O3, é responsável pelo aroma e sabor de baunilha, muito apreciados no mundo inteiro. É obtida tradicionalmente das vagens, também chamadas de favas, de uma orquídea tropical, a Vanilla planifolia.

A figura mostra um processo de extração da vanilina a partir de vagens de orquídea espalhadas sobre bandejas perfuradas, em tanques de aço, usando etanol (60% v/v) como solvente. Em geral, a extração dura duas semanas.

De acordo com o que mostra a figura, a extração da vanilina a partir de fontes naturais se dá por

a) irrigação. b) decantação. c) destilação.

d) infiltração. e) dissolução.

04 - (PUC Camp SP/2012)

A grafita, utilizada na fabricação do lápis, é um mineral constituído por átomos de carbono, assim como o diamante e o fulereno. Essas três substâncias têm propriedades diferentes por que

a) são formadas por isótopos de carbono diferentes.

b) possuem tipos de ligação diferentes entre seus átomos.

c) possuem diferentes estruturas cristalinas.

d) são formadas por átomos de carbono com diferentes cargas nucleares.

e) seus átomos de carbono possuem diferentes configurações eletrônicas.

05 - (MACK SP/2012)

Durante a realização de uma aula prática, a respeito da separação de misturas, o professor trouxe aos alunos três frascos AC, contendo as seguintes misturas binárias:

A: Líquida homogênea, cujos pontos de ebulição diferem em 25ºC.

B: Sólida heterogênea, composta por naftalina (naftaleno) moída e areia.

C: Sólido-líquida homogênea, composta por NaCl e água.

Assinale a alternativa que contém, respectivamente, os processos utilizados para a separação inequívoca dos componentes das misturas AC.

a) destilação simples, sublimação e filtração.

b) evaporação, catação e destilação fracionada.

c) destilação fracionada, separação magnética e destilação simples.

d) destilação fracionada, sublimação e destilação simples.

e) destilação simples, evaporação e destilação fracionada.

06 - (UNICAMP SP/2012)

Em algumas extrações de ouro, sedimentos de fundo de rio e água são colocados em uma bateia, recipiente cônico que se assemelha a um funil sem o buraco. Movimentos circulares da bateia permitem que o ouro metálico se deposite sob o material sólido ali presente. Esse depósito, que contém principalmente ouro, é posto em contato com mercúrio metálico; o amálgama formado é separado e aquecido com um maçarico, separando-se o ouro líquido do mercúrio gasoso. Numa região próxima dali, o mercúrio gasoso se transforma em líquido e acaba indo para o leito dos rios. Os três segmentos acima grifados se referem, respectivamente, às seguintes propriedades:

a) peso, temperatura de gaseificação e temperatura de liquefação.

b) densidade, temperatura de sublimação e temperatura de fusão.

c) peso, temperatura de ebulição e temperatura de fusão.

d) densidade, temperatura de ebulição e temperatura de liquefação.

07 - (MACK SP/2014)

Uma ferramenta originalmente desenvolvida para computadores quânticos agora é capaz de mapear mudanças de temperatura dentro de uma célula viva. A técnica explora efeitos quânticos em minúsculos cristais de diamante, ou “nanodiamantes”, para detectar alterações de alguns milésimos de grau. Além disso, os pesquisadores conseguiram aquecer partes selecionadas da célula com um laser. O diamante revelou ser um material útil para lidar com informações quânticas, armazenando qubits (bit quântico) em sua estrutura de cristais de carbono como se fossem elétrons de impurezas. Tipicamente, as impurezas compreendem um átomo de nitrogênio que substituiu um dos átomos de carbono e uma lacuna, ou “vaga”, de um único átomo ao lado do nitrogênio.

Os pesquisadores manipularam com sucesso esses “ocos” de nitrogênio — o que foi um passo para usá-los para realizar cálculos quânticos. Como os elétrons do nitrogênio são extremamente sensíveis a campos magnéticos, os cristais de diamante também se mostraram promissores para o imageamento por ressonância magnética.

http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/nanotermometro_mede_
temperatura_de_celulas_vivas.html

Como base nos seus conhecimentos, é INCORRETO afirmar que o diamante

a) é formado por átomos de carbono.

b) é uma variedade alotrópica do átomo de carbono.

c) é um isótopo do átomo de carbono-12.

d) tem sua disposição estrutural geométrica diferente da estrutura geométrica do grafite.

e) apresenta propriedades físico-químicas diferentes das propriedades do grafite.

08 - (Unicastelo SP/2014)

Considere os seguintes produtos:

1 pedra de granito.

1 copo de água mineral.

1 barra de ouro.

1 balão cheio de ar.

1 colher de cloreto de sódio.

São misturas homogêneas

a) a pedra de granito e o ar contido no balão.

b) a água mineral e o ar contido no balão.

c) a barra de ouro e a água mineral.

d) a pedra de granito e cloreto de sódio.

e) a barra de ouro e cloreto de sódio.

09 - (UNICAMP SP/2013)

Como um químico descreve a cerveja? “Um líquido amarelo, homogêneo enquanto a garrafa está fechada, e uma mistura heterogênea quando a garrafa é aberta. Constitui-se de mais de 8.000 substâncias, entre elas o dióxido de carbono, o etanol e a água. Apresenta um pH entre 4,0 e 4,5, e possui um teor de etanol em torno de 4,5 % (v/v).”

Sob a perspectiva do químico, a cerveja

a) apresenta uma única fase enquanto a garrafa está fechada, tem um caráter ligeiramente básico e contém cerca de 45 gramas de álcool etílico por litro do produto.

b) apresenta duas fases logo após a garrafa ser aberta, tem um caráter ácido e contém cerca de 45 ml de álcool etílico por litro de produto.

c) apresenta uma única fase logo após a garrafa ser aberta, tem um caráter ligeiramente ácido e contém cerca de 45 gramas de álcool etílico por litro de produto.

d) apresenta duas fases quando a garrafa está fechada, tem um caráter ligeiramente básico e contém 45 ml de álcool etílico por 100 ml de produto.

10 - (UNICAMP SP/2013)

Um efluente industrial contaminado por Cr6+ recebe um tratamento químico que consiste na sua acidificação e na adição de ferro metálico. O ferro metálico e o ácido reagem entre si, dando origem ao íon Fe2+. Este, por sua vez, reage com o Cr6+, levando à formação dos íons Fe3+ e Cr3+. Depois desse passo do tratamento, o pH do efluente é aumentado por adição de uma base, o que leva à formação dos correspondentes hidróxidos pouco solúveis dos íons metálicos presentes. Os hidróxidos sólidos formados podem, assim, ser removidos da água.

a) Em relação ao tratamento químico completo do efluente industrial acima descrito, dê um exemplo de reação em que não houve transferência de elétrons e um exemplo de reação em que houve transferência de elétrons.

b) O resíduo sólido obtido ao final do processo de tratamento químico pode ser separado da água por decantação ou por filtração. Desenhe dois esquemas para representar essas técnicas, incluindo possíveis legendas.

 

Confira o gabarito e resolução comentada

Comentários