GABARITO E RESOLUÇÃO COMENTADA

1- RESP: B

Ozônio: é um gás levemente azulado, de odor aliáceo, pouco solúvel em água, não combustível e muito irritante se inalado. Na atmosfera o ozônio nos protege da radiação ultravioleta. Mas, aqui na superfície é um poluente muito perigoso, pois causa sérios problemas respiratórios.

A formação de ozônio é devida a decomposição do gás oxigênio, provocada pela radiação UV proveniente do Sol.

  • O2 è < O (g) > + < O (g) > ( átomos isolados ) cat. UV.

  • < O (g) > + O2 è O3 (g) ( reação dos átomos instáveis com outras moléculas de O2).

  • O3 è O2 + < O (g) > ( O gás ozônio nos protege da radiação UV, porque sofre decomposição).

Quando a reação é catalisada por átomos de cloro, temos:

Captura de Tela 2015-07-13 às 22.25.53

2-RESP: E

O aumento do gás carbônico na atmosfera, devido à queima de combustíveis fósseis, entre outras causas, leva ao aumento da concentração desse gás dissolvido na água do mar. O gás carbônico reage com a água e forma um ácido (H2CO3) que faz com que o pH dos oceanos diminua (fique mais ácido). A diminuição no pH prejudica a secreção de calcário pelos corais e algas, interferindo negativamente na formação dos recifes, diminuindo a sua população.

Dica: o CO2 é um óxido com o caráter ácido ( o cátion pertence à família 4ª )

Portanto: óxido ácido + água è ácido

3-RESP: D

Um aterro sanitário é um espaço destinado à deposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana, provenientes de residências, indústrias, hospitais, construções e consiste em camadas alternadas de lixo e terra evitando o mau cheiro e a proliferação de animais indesejáveis.

Denominam-se de decomposição anaeróbica, a que o corre na ausência do oxigênio livre ou presença em quantidade insuficiente para a realização do processo.

Do processo anaeróbio resultam metano (CH4), amoníaco e gás sulfídrico entre outros, que são gases nocivos à saúde humana e de odor bastante desagradável.

4-RESP: A

A filtração consiste na separação através de camadas de cascalhos e areias de diferentes granulações, método utilizado nas estações de tratamento de água. Entre estas camadas encontramos o carvão ativo.

DICA: O Carvão Ativado é um material poroso de origem natural, poderoso adsorvente e usado em processos de filtração, em que se deseja recuperar, purificar e remover odores de vários materiais.

5-RESP: B

Podemos dizer que a poluição térmica é aquela onde ocorre o aumento da temperatura da água ou do ar, ocasionando mudanças no meio ambiente.

Nas usinas nucleares, ocorre a utilização da água para a refrigeração de centrais elétricas, ocorrendo à condensação do vapor-d água, fazendo com que a água retorna ao meio ambiente, porém com uma temperatura mais elevada. Esta alteração na temperatura da água pode provocar a diminuição do oxigênio e afetar o ecossistema de oceanos ou rios. A diminuição do oxigênio afeta a respiração de muitas espécies de animais marinhos.

 

6-RESP: B

Sabão é um sal de ácido graxo, ou seja, um sal de ácido carboxílico de cadeia longa.

O sabão exerce um papel importante na limpeza, pois possui uma cadeia apolar(capaz de interagir com óleos e gorduras) e outra polar( capaz de interagir com a água), formando as chamadas micelas.

 Captura de Tela 2015-07-13 às 22.27.24

Portanto encontramos a substância na alternativa B

7-RESP: D

Será preciso utilizar uma espécie química com menor potencial de redução. Pela tabela fornecida, as espécies com menor potencial são alumínio, estanho e zinco. Analisando as alternativas notamos que apenas o estanho aparece no estado sólido, portanto o mesmo será utilizado na recuperação.

Captura de Tela 2015-07-13 às 22.28.00

Dica: a espécie que possui o maior potencial sofre redução. O estanho sendo o menor, a semi reação e o inverte.

Calculando o ΔE = ERED MAIOR – ERED MENOR

ΔE = 0,02 – (-0,14) = + 0,16 V

8-RESP: D

De acordo com o texto, foi lançado um resíduo com concentração de íons OH- igual a 1 x 10-10 mol/L.

Portanto temos: [OH-] = 1. 10-10 mol/L

pOH = 10 e pH = 4

Concluímos que o resíduo tem caráter ácido.

Para diminuir a acidez temos que utilizar uma substância com caráter básico que está representado pelo carbonato de potássio ( resultado de um ácido fraco e uma base forte).

Dica: base forte + ácido fraco = solução com caráter básico

9-RESP: B

A protease gástrica, que age no estômago digerindo proteínas, ocorre no meio ácido. Sabendo-se que o pH<7 a solução tem o caráter ácido, encontramos a resposta na alternativa B, devido o pH ser igual a 5 e contém um pedaço de carne.

Os alimentos mais ricos em proteína são os de origem animal como carne, peixe, ovo, leite, queijo e iogurte, mas os vegetais como ervilhas e soja, também possuem proteína, no entanto, não são tão completas como as de origem animal.

10-RESP: B

De acordo com o enunciado, o solo que precisa de biorremediação deve apresentar uma concentração superior a 30mg/Kg e água subterrânea com concentração superior a 0,14 mg/L de resíduos de naftaleno.

Primeiro vamos calcular a concentração para os solo I e II, utilizando os dados da tabela.

Captura de Tela 2015-07-13 às 22.29.05

Captura de Tela 2015-07-13 às 22.29.38

Através dos cálculos, verificamos que o solo II, necessita da biorremediação.

11-RESP: D

Resolução

PPM= partes por milhão.

Quando dizemos 13000 ppm de enxofre, estamos falando que em cada 106g temos 13000g de enxofre.

Quando dizemos 50 ppm de enxofre, estamos falando que em cada 106g temos 50g de enxofre.

DICA: ppm pode também ser expresso em gramas ou em litros quando for gás. O ppm é uma maneira de expressar pequenas quantidades, como por exemplo, em bulas de remédio.

Cálculo

Em 1980 o diesel possuía 1300g de enxofre.

Em 2012 o diesel possui 50g de enxofre.

Concluímos que houve redução de 12950g.

Determinação da porcentagem de redução.

Captura de Tela 2015-07-13 às 22.30.25

12-RESP: E

Resolução.

A piridina possui caráter básico(alcalino), e de acordo com o texto, a maioria dos maus odores está relacionada com as soluções alcalinas.

Portanto a reação entre um ácido e uma base produz sal e água(reação de neutralização), compostos que não possuem mau odor.

13-RESP: C

A questão fornece duas reações, onde o produto de uma é regente na outra, portanto podemos somar as duas reações e obter uma global.

A questão pede para calcular a massa de CaSO4 obtida por mol de gás retido ( na reação global temos 2 mol de gás retido... 1 mol de SO2 e 1 mol de O2 ).

Captura de Tela 2015-07-13 às 22.31.33

14-RESP: E

A desnitrificação é o fenômeno de transformação de nitratos e outras substâncias em gás nitrogênio (N2) pela ação de bactérias desnitrificantes. No solo, além das bactérias de nitrificação existem outros tipos, como as Pseudomonas denitrificans. Na ausência de oxigênio atmosférico, essas bactérias usam o nitrato para oxidar compostos orgânicos (respiração anaeróbia).

Captura de Tela 2015-07-13 às 22.32.33

Portanto, observamos a desnitrificação no processo V

15-RESP: E

De acordo com o texto, temos no final do processo uma mistura homogênea de líquidos com diferentes pontos de ebulição. O fenol possui maior temperatura de ebulição(181,7ºC), devido às ligações de hidrogênio ser mais forte que na molécula de acetona(56ºC).

O método de separação de misturas homogêneas é a destilação fracionada, que separa líquidos com diferentes pontos de ebulição. Vai destilar primeiro o líquido com menor ponto de ebulição.

16-RESP: A

Moléculas planas são aquelas em que todos os seus átomos estão no mesmo plano, podemos citar o CO2, HCl, Cl2 , H2O .
As moléculas que não são planares, não apresentam geometria plana, ou seja, algum átomo dela não está contido no mesmo plano que os demais, tais como o CH4 e a NH3.

Captura de Tela 2015-07-13 às 22.33.22

A resposta correta é a alternativa A, onde encontramos o ciclo hexil que não é plano e responsável pela bioatividade.

17-RESP: D

A mistura racêmica é definida como uma mistura de dois enantiômeros, com quantidades iguais, sendo um dextrógiro (d-) e o outro levógiro (l-). Sendo assim, um feixe de luz que incide sobre essa mistura não é desviado para a direita e nem para a esquerda, seguindo paralelo ao eixo das abscissas.

Portanto a malformação congênita é devida a interação distinta com o organismo.

18-RESP: D

Organismos decompositores são verdadeiros faxineiros da natureza. Eles se nutrem de matéria orgânica morta, seja de origem animal ou vegetal, são  importantes também  na depuração de esgotos domésticos ou industriais em corpos d’água poluídos, realizando reciclagem de elementos químicos entre os componentes físicos e biológicos da natureza. Portanto nos plásticos os carboidratos podem ser digeridos por organismos decompositores.

Encontramos a resposta na alternativa d

19-RESP: B

Os ácidos graxos saturados possuem mais de 10 carbonos na cadeia, tem número par de átomos de carbono.

Os principais são os ácidos mirístico, palmítico, esteárico, cerótico e laúrico.

Os principais ácidos insaturados são: oleico, ricinoleíco, linoleico (duas duplas) e linolênico (três duplas).

Quanto maior o teor de ácidos graxos saturados, maior a quantidade de ésteres saturados formados.

Analisando a tabela, encontramos a palma como a melhor fonte oleaginosa de óleo diesel.

Comentários