CONTEÚDO DO ENEM 2014

PARTÍCULAS EM SUSPENSÃO: formação de uma substância que não dissolveu, tornando o meio heterogêneo

POLÍMERO : É o produto formado após a reunião de duas ou mais moléculas, com ajuda de catalisadores e altas temperaturas, onde a substância inicial reagente recebe o nome de monômero.

ÉSTERES : São compostos derivados de ácidos carboxílicos.

onde R é uma cadeia carbônica

HIDRÓLISE DE ÉSTER: Fornece álcool e ácidos. Sua hidrólise alcalina fornece álcool é um sal de metal alcalino, denominada de reação de saponificação.

Massa molar 1 mol 6,02 x 1023 moléculas

Massa atômica 1 mol 6,02 x 1023 átomos

PÓSITRON (  ) pode ser gerado por decaimento radiativo do tipo emissão beta ou pela interação de fótons de alta energia, 1.022 MeV , com matéria. Esse processo é denominado processo eléctron-pósitron, sendo ambos gerados a partir da energia de fótons.

MEIA - VIDA : Tempo necessária para que uma massa radiativa inicial se reduza à metade.

Exemplo : elemento radiativo com meia-vida de 5 minutos, indica que a cada 5 minutos a massa deste elemento é reduzida a metade.

DESINTEGRAÇÃO NUCLEAR : É uma reação nuclear

SOLUÇÕES ÁCIDAS : são aquelas que apresentam uma concentração de H+ maior que a concentração de OH- que indica a basicidade ou alcalinidade de uma solução.

HIDRÓLISE SALINA : é a reação do cátions/e ou do ânion de um sal com á água.

Sal derivado de:

Ácido forte e base fraca tem o caráter ácido. pH < 7

Ácido fraco e base forte tem o caráter básico pH > 7

Ácido forte e base forte, não ocorre hidrólise ( solução neutra ) pH = 7

Ácido fraco e base fraca, depende do valor de ka e kb ( valores dados ou condições de encontrar o valor ) , prevalecendo o maior valor.

CALAGEM

Poucas práticas agrícolas dão retornos tão elevados como a calagem no que diz respeito

ao aumento da produtividade e, consequentemente, da produção, das mais diferentes culturas.

CADEIA ALIFÁTICA, ABERTA OU ACÍCLICA

uma cadeia aberta é aquela que possui pelo menos duas extremidades ou pontas, não há nenhum fechamento, anel,encadeamento ou ciclo . Exemplos:

SATURAÇÃO DE CADEIAS CARBÔNICAS

  1. Saturadas: As cadeias carbônicas possuem ligações simples.

  2. Insaturadas: As cadeias carbônicas possuem ligações duplas, triplas ou ambas.

ISOMERIA GEOMETRICA

A isomeria geométrica ou cis-trans é um tipo de isomeria espacial, também denominada de estereoisomeria . Ela só ocorre em moléculas alifáticas (de cadeia aberta) que possuem dupla ligação ou em compostos cíclicos.

Na primeira molécula os ligantes iguais estão do mesmo lado do plano, sendo isômeros cis. Já na segunda molécula, os ligantes iguais estão em lados opostos do plano, sendo, portanto, isômeros trans.

GRUPOS METILA

São ramificações em hidrocarbonetos que se referem às espécies orgânicas que aparecem substituindo um ou mais átomos de hidrogênio de uma cadeia de hidrocarbonetos, elas também são conhecidas como Grupos orgânicos substituintes. O grupo metila é composto por apenas um carbono,ou seja, o hidrogênio é substituído por um carbono ( - CH3 radical metil )

CLASSIFICAÇÃO DO CARBONO

Carbono primário : quando está ligado a somente mais um outro átomo de carbono.

DICA: O carbono primário sempre está nas extremidades da cadeia

Carbono secundário : quando está ligado outros dois átomos de carbono.

Carbono terciário : quando está ligado outros três átomos de carbono.

Carbono quaternário: quando está ligado outros quatro átomos de carbono.

PILHAS : Reação de oxirredução que ocorre espontaneamente produzindo energia, ou seja, as pilhas fornecem energia elétrica a partir de reações químicas.

ELETRÓLISE : É o estudo dos efeitos provocados pela passagem de corrente elétrica através de uma solução eletrolítica ou de um eletrólito fundido. Nas eletrólises o processo não é espontâneo, gerando reações químicas graças à introdução de eletricidade nas soluções.

REAÇÃO DE OXIRREDUÇÃO: É aquela onde ocorre variação do número de oxidação ( NOX ).

LIGAS METÁLICAS : Ligas metálicas são materiais com propriedades metálicas que contêm dois ou mais elementos químicos sendo que pelo menos um deles é metal.

POLIACRILATO DE SÓDIO : é um polieletrólito aniônico porque os grupos carboxílicos estão carregados negativamente em sua cadeia principal. Apesar da forma sódica do ácido poliacrílico ser a mais comumente usada na indústria, existem também outras disponíveis, incluindo os sais de lítio, potássio e amônio.

INTERAÇÃO ÍON-DIPOLO:, um íon é atraído por um polo de uma molécula polar. Por exemplo, ao adicionarmos cloreto de sódio, que é o sal de cozinha, na água, haverá sua dissociação iônica.

FLOTAÇÃO: Trata-se de uma técnica de separação muito usada na indústria de minerais, na remoção de tinta de papel e no tratamento de esgoto, entre outras utilizações. A técnica utiliza diferenças nas propriedades superficiais de partículas diferentes para as separar. Só podemos classificar o processo de separação de misturas como flotação quando houver inserção de bolhas de ar no meio aquoso seguida de adsorção de partículas nas bolhas que são arrastadas para a superfície do líquido1 .

FLOCULAÇÃO: Usado em tratamento de água para consumo público e específico da indústria, como na fabricação de cerveja, faz as partículas finas de areia, argila e matéria orgânica presentes em suspensão na água se agreguem e formarem flocos.

Tanto no tratamento de água para consumo como no tratamento de efluentes, a floculação é uma etapa do processo na estação de tratamento de águas em que, após adicionar os coagulantes Al2(SO4)3 (sulfato de alumínio) ou FeCl3 (cloreto férrico), as partículas em suspensão se tornam pequenos flocos (flóculos), decantando em seguida.

Armazenado em um tanque aberto, o processo de floculação se dá quando pás motorizadas promovem o giro da água, de forma muito lenta, propiciando que as partículas se unam formando os flocos de impurezas. A formação destes flocos é essencial para o processo de decantação, pois as partículas se tornarão mais densas que os outros componentes do efluente.

Comentários